ARTIGOS

Venture Capital: Como maximizar o valor da sua empresa

Autor: Marcelo Michaluá - Data: 19/02/2013

 

Investidores aliados às empresas para ajudá-las a crescer. É assim que os 43 sócios da B2L levam a indústria do venture capital para todo o país e revelam oportunidades aos empreendedores.

Os fundos de investimento têm cerca de R$ 3 bilhões reservados para aportar em empresas brasileiras emergentes - seis vezes mais do que há cinco anos, segundo estimativa do Instituto Inovação, órgão de fomento ao empreendedorismo. Para os empresários já em contato com os fundos, a chegada dos novos sócios vai além da injeção de capital: são marcadas novas estruturas administrativas e de governança, networking, além da abertura de portas comerciais.

Para Clovis Meurer, presidente da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), a distribuição das operações entre venture capital e private equity tem medidas diferentes sobre valores ou número de operações. “É provável que as operações de private equity representem mais de 90% dos investimentos na indústria, quando se fala em valores monetários, por representarem operações de maior volume com empresas de muito maior porte. Por outro lado, se avaliarmos o número de operações, a situação é inversa, sendo as de venture capital responsáveis por mais de 50% das operações”.

"A B2L é uma iniciativa inovadora e eficaz para a promoção de negócios entre empresas, investidores e players do mercado financeiro. Através de seus eventos e da integração nacional entre os seus escritórios e membros participantes, fomenta discussões que, de forma concreta, resultam em novas oportunidades de negócios. A RB Capital já participou de alguns eventos promovidos pela B2L com seus membros e clientes e, a partir destes, pudemos discutir negócios que se enquadram na esfera de atuação da nossa empresa e agregam valor como soluções para os clientes da B2L. O pioneirismo do grupo deve servir de referência para a prática do empreendedorismo e fomento de negócios no mercado nacional, ainda incipiente nesse tipo de atuação, focada e diferenciada no seu propósito.

"

Marcelo Michaluá - Sócio-diretor da RB Capital