SÓCIOS NA MÍDIA

Escritório André Elali e as Perspectivas Globais

Fonte: André Elali Advogados - Data: 23/06/2011

MERCADO BRASILEIRO E A ADVOCACIA GLOBAL
Perspectivas globais no âmbito nacional

Com a ascensão das atividades econômicas no mercado brasileiro, tem ocorrido, na mesma proporção, uma evolução da atuação das sociedades de advogados especializadas em direito empresarial. Em todo o país, tem sido freqüente o crescimento das estruturas físicas e de pessoal dos escritórios que tratam dos temas empresariais, como planejamentos societários e tributários, project finance, consultoria de marcas e patentes e formalização de contratos, fusões e aquisições.

No nordeste brasileiro, essa evolução também tem ocorrido. Escritórios antes dedicados apenas a poucas cidades, passaram a atuar em vários Estados. Em Recife, por exemplo, um grande centro de negócios do nordeste, essa é a regra geral, com o aquecimento das demandas por serviços especializados. No âmbito regional, vem se destacando o escritório André Elali Advogados, que sempre se dedicou ao direito empresarial. Constituído por apenas 3 profissionais em 2002, o escritório passou a atuar em outros mercados e se especializou por setores, com a valorização de profissionais com expertises e pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado). Decorridos 8 anos de sua abertura, o escritório se tornou referência em direito empresarial, notadamente em direito tributário, direito civil e direito da previdência privada. Hoje, em Natal, Recife, João Pessoa, Fortaleza e São Paulo, atua com mais de 150 profissionais, entre advogados sócios, associados, consultores, auditores, estagiários e empregados. Nessa estrutura, estão integradas as sociedades Zilveti Sanden, em São Paulo, e Manzi Advogados, também com atuação no nordeste.

Em 2010, o escritório deu continuidade à sua expansão, enfatizada em 2007 com a associação com a sociedade espanhola Manzanares International Lawyers, um escritório dos maiores e mais qualificados em negócios imobiliários, com estruturas em Londres e na Itália. Para atender, continuadamente, empresas do mercado internacional interessadas no Brasil, o escritório foi procurado e logo selecionado para ser membro de uma aliança de experts tributários sediada na Alemanha, em Munique, que atende as maiores empresas daquele país, como Siemens, MAN, BMW, Audi, VW, Bosch, Basf, dentre outras. Trata-se da World Tax Service Alliance, que reune escritórios de grande referência em vários países (EUA, Brasil, China, Inglaterra, Itália, Espanha, França etc.). Com a aliança no Brasil, o escritório André Elali Advogados, em conjunto com os sócios de São Paulo, Professores Fernando Zilveti, WManzi e Andréas Sanden, passa a contar com um corpo de auditores e consultores especializados nas necessidades das corporações alemãs, a maioria líder de mercado em tecnologia e indústria de base.

Em 2011, é provável que ocorrerá o encontro dos membros da WTS no Brasil, onde o mercado crescente é um dos atrativos para os investimentos em obras de infra-estrutura. O sócio do escritório e um dos responsáveis pela WTS do Brasil, André Elali, esteve em maio no Encontro Econômico Brasil-Alemanha, a convite da WTS-AG, e constatou que as empresas germânicas pretendem investir até 50% de todo o capital necessário para as obras de base dos governos federal e estaduais em face da copa de 2014. Com isso, torna-se cada vez mais importante que a integração entre essas empresas e o mercado local ocorra para o longo prazo.


Leia notícia na íntegra